O objectivo da RUNTREINO é fornecer dados fisiológicos e aplicar os resultados dos testes ao treino e às corridas do mundo real.Um teste VO2 máximo envolve um esforço de exercício gradual. O teste começa num nível muito fácil e aumenta a intensidade até se determinar a fronteira entre o Limiar Aeróbico e Anaeróbico. O oximetro mede o volume, bem como a porcentagem de dióxido de carbono e oxigênio no gás expirado. O limiar aeróbico é a intensidade ou a frequência cardíaca em que um indivíduo queima mais gordura. Usando gordura como combustível, é necessário mais oxigênio para libertar uma determinada quantidade de energia do que na presença de carboidratos como combustível. Isso significa que em baixas intensidades, quando a abundância de oxigênio está disponível para o músculo, a gordura é o combustível preferido. À medida que a intensidade aumenta, em algum momento o sistema cardiovascular não é capaz de transportar proporcionalmente mais oxigénio aos músculos. No limiar anaeróbico, um atleta estará a treinar a contração muscular com intensidade, mas não sente ardor nos músculos e irá ventilar mais vezes por minuto, mas controlado. Acima do limiar anaeróbico, o ácido láctico acumula-se nos músculos e causa fadiga prematura. Conhecer o limiar permite alcançar um nível muito alto de condicionamento cardiovascular sem o desconforto e o dano muscular pelo acúmulo de ácido láctico. O VO2 méximo indica o potencial de um atleta após vários anos de treino sistemático e estruturado. Vo2 maximo vs treino de limiar de lactato, por definição, é a taxa máxima ou ótima na qual o coração, os pulmões e os músculos podem efetivamente usar o oxigênio durante o exercício.O objectivo do treino é tentar aumentar a capacidade do corpo para lidar eficientemente com a produção de lactato. Essencialmente, trabalhar a uma intensidade maior antes que a produção exceda a remoção. Zonas de treino após determinarmos os teus valores fisiológicos são:Zona de Recuperação – 60% a 70% O treino de recuperação ativa deve se enquadrar nessa zona (idealmente para a extremidade inferior). Também é útil para o treino cruzado de pré-temporada e de estação fechada, muito cedo, quando o corpo precisa se recuperar e reabastecer.Zona Aeróbica – 70% a 80% O exercício nesta zona ajudará a desenvolver o sistema aeróbico e, em particular, a capacidade de transportar e utilizar oxigênio. O treino de resistência contínua ou longa, de longa distância, deve se enquadrar nesta zona de freqüência cardíaca.Zona Anaeróbica 80% a 90% Treinar nesta zona ajudará a melhorar a capacidade do seu corpo de lidar com ácido lático. Também pode ajudar a aumentar seu limiar de lactato.E por tudo isto, não é recomendável treinar por sensações se tens objectivos e se queres evoluir.Faz a tua avaliação fisica e procura interpretar os teus dados junto aos especialistas da àrea…
RunTreino by Estádio Clínica e primeiras acções internacionais na área desportiva (2,6 créditos para treinadores, técnicos de exercício e directores)
A nossa Directora Ester Alves explica como surgiu esta oportunidade. «O convite surgiu no âmbito de vários contactos e partilha de trabalho. Na escola superior